quinta-feira, 7 de julho de 2016

Santos Áquila e Priscila (Prisca) - 8 de julho


Discípulos de São Paulo

Na Primeira Epístola aos Coríntios, escrita pelo apóstolo durante sua estada em Éfeso, quando hóspede do casal Áquila e Priscila, lê-se no final: "Áquila e Priscila, bem como a igreja que se reúne na casa deles, saúdam-vos efusivamente no Senhor".
De fato, o encontro com o casal se dera em Corinto, em 51, no decurso da segunda viagem missionária de Paulo. Fabricante de tendas e de esteiras como eles, o Apóstolo logo encontrou hospitalidade e trabalho na casa dos dois judeus, provavelmente já convertidos ao cristianismo durante o tempo em que estiveram em Roma.
Áquila, judeu originário de Éfeso, transferiu-se para Roma com a esposa e aí exercia uma pequena atividade comercial. Quando o imperador Claudio baniu da cidade todos os judeus, os cônjuges de refugiaram-se em Corinto.
Tinham um bom negócio e, graças às economias amelhadas em conjunto, durante a atividade desenvolvida em Roma, conseguiram encontrar casa e trabalho para si e para os outros correligionários. Com efeito, quando Paulo chegou à laboriosa cidade de Corinto, dirigiu-se imediatamente a essas duas generosas pessoas. Ele logo discerniu suas boas qualidades e a ajuda que daí poderia obter na difícil missão de anunciar o Evangelho entre pessoas com múltiplos afazeres e de moral dissoluta.
Mais tarde, para evitar um excessivo incômodo, Paulo escolheu como loval de reunião da embrionária comunidade cristã a casa do neófito Tísio Justo, embora continuasse a viver do comércio de Áquila e Priscila, que além disso, o proviam de comida e alojamento.
A veneração dos dois pelo Apóstolo é confirmada pelo fato de que decidiram deixar Corinto e acompanhá-lo a Éfeso. Isso demonstra que já eram partícipes da atividade missionária de São Paulo, com o qual colaboravam; quando Paulo saiu de Éfeso, continuaram a catequese apostólica.
O neófito Apolo foi instruído e preparado para o batismo pelos dois. Sobre ambos, tudo o mais se ignora. O Sinaxário constantinopolitano denomina-os "apóstolos e mártires".
http://fraternidadesaogilberto.blogspot.com.br/2012/07/santos-aquila-e-priscila-discipulos-de.html

Santo Áquila e Santa Priscila

Santo Áquila e Santa Priscila moravam em Corinto, eram casados e Paulo encontrou-se com eles e ficou morando e trabalhando com o casal na fabricação de tendas. Eram Originários do Ponto, e foram para Corinto quando os hebreus foram expulsos de Roma por Cláudio (41-54). Em Atos dos Apóstolos 18, temos a informação que Aquila e Priscila acompanharam Paulo de Éfeso e ali instruiu na fé em Jesus Cristo.
Arriscaram a própria vida para salvar São Paulo, conforme está escrito na Epistola aos Romanos 16,3s.: " Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, que para salvar minha vida expuseram suas cabeças. Não somente eu lhes devo gratidão, mas também todas as igrejas da gentilidade. Saudai também a Igreja que se reúne em sua casa.
Pai, ensinai-nos a comungar e a partilhar, em comunidade, todo o bem e toda a graça que de vós recebemos, que a nossa adesão a Jesus nos leve a uma solidariedade cada vez mais intensa e mais forte em nossos semelhantes. Amém.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=24

Nenhum comentário:

Postar um comentário